quarta-feira, 14 de abril de 2010

Técnicas de PNL-Programação Neurolinguística


Tem sido comumente definida como "o estudo da experiência subjetiva do ser humano". O termo neuro se refere à maneira como o cérebro trabalha e processa informações, de que modo funciona para produzir pensamentos, sentimentos e comportamentos; O termo lingüístico diz respeito ao modo como a linguagem faz parte e interfere no processamento cerebral; e programação indica que temos padrões e procedimentos que se estruturaram ao longo da nossa vida, de modo inconsciente na maioria das vezes. Estes padrões, sendo identificados, podem ser modificados em relações a metas estabelecidas, para superar bloqueios, eliminar ansiedades e medos ou para gerar ou ampliar as capacidades e habilidades de alguém. Um dos pressupostos importantes da PNL é o de que toda pessoa tem todos os recursos que precisa para se desenvolver e evoluir - e a PNL pode mostrar o caminho.


Exercício de Relaxamento e Consciência Corporal

Fonte: Descubra PNL

Recomendações básicas para um bom exercício de relaxamento:
- Encontre um local arejado, tranqüilo e levemente escurecido.
- Use música de fundo com efeito tranqüilizador, de preferência música barroca. Deixe um bilhete na porta, solicitando não ser interrompido por meia hora.
- Dedique de 20 a 30 minutos por dia a esses exercícios e perceberá, com clareza, os benefícios, já nas primeiras semanas de prática.
- Deite-se de costas para o solo ou sente-se com a coluna reta e braços e pernas separados, para criar uma fisiologia adequada.
- Leia o exercício de forma suave e pausada, introduzindo algumas sugestões que reforcem a autoconfiança e a capacidade de atingir os objetivos desejados.
Exercício de Relaxamento e Consciência Corporal
- Deite-se de costas para o solo, com as mãos e pernas separadas, ou sente-se com a coluna reta. Inspire profunda e lentamente algumas vezes, atento ao ar que entra e que sai, enquanto relaxa mais e mais.
- Você pode sentir a sola de seus pés e comparar a sensação do pé direito com o pé esquerdo, enquanto todo o corpo vai liberando gradativamente. À medida que você ouve e escuta os sons ao seu redor, pode sentir cada parte de seus pés relaxando e sendo envolvido por uma energia criativa e refrescante.
- Você pode perceber os ossos de suas pernas e a corrente sangüínea, despertando a consciência de cada célula, com sua sabedoria e seu poder criativo.
- À medida que você percebe a respiração, todo o seu organismo vai se predispondo mais e mais a um relaxamento gostoso e profundo.
- Perceba a diferença entre as sensações da perna direita e da esquerda, dos seus joelhos, a parte superior das pernas, a sua cintura.
- E você percebe que é cada vez mais fácil relaxar. Mais uma vez volta sua atenção à sua respiração e se conscientiza dos seus órgãos internos, percebe a temperatura do seu corpo, suas sensações.
- E você pode então sentir a energia vital pulsando em seus órgãos internos, intestinos, estômago, rins, fígado, tudo funcionando harmonicamente. Pode sentir o ar e a energia vital entrarem pelos seus pulmões e encherem o seu corpo de uma vitalidade muito grande. O seu coração pulsa em sintonia com os ritmos harmônicos do Universo.

Nenhum comentário: