sábado, 24 de abril de 2010

CAMOMILA

Diz um ditado antigo que é nos menores frascos que estão os melhores perfumes. Pois bem, a frase acima se encaixa como uma luva na Camomila, com suas florzinhas pequeninas e delicadas. Singelas e poderosas, em termos de benefícios e propriedades terapêuticas.

Para começar, quem tem a sorte de possuir um vaso desta erva em casa já é brindado diariamente com seu aroma suave e relaxante e com a beleza de suas flores de miolo amarelo. Diz-se que os antigos egípcios a ofertavam ao deus Sol, pedindo vitalidade.

Seu chá talvez seja um dos mais conhecidos e utilizados medicamentos fitoterápicos, inclusive por bebês, já que alivia cólicas. Além disso, também favorece a digestão, ajuda a eliminar gases, diminui o colesterol, minimiza os desconfortos menstruais, é antiinflamatório, combate a insônia e possui efeito calmante. Além disso, também está muito presente no universo feminino e nas receitas caseiras de beleza, já que faz um bem danado à pele e aos cabelos. Tanto que atualmente suas flores já são largamente utilizadas em medicamentos cosméticos, como cremes e xampus.

Veja agora algumas das formas de utilização da camomila e as maravilhas que ela pode fazer por você, em forma de chá, compressa, banho, óleo essencial e essência floral:

- Bochecho com o chá de camomila bem concentrado, além de refrescar, auxilia a cicatrização das mucosas, reduz aftas e gengivite.

- Em caso de eczemas, alergias leves, assaduras e queimaduras sem gravidade, inclusive as de sol, o ideal é aplicar um compressa fria do chá sobre o local. Vai ajudar a diminuir o ardor ou a coceira e proporcionar uma sensação de suavidade na pele. As compressas frias também atenuam as olheiras e descansam os olhos. Neste caso, basta embeber pedaços de algodão com o chá e aplicar diretamente sobre a região, deixando descansar por alguns minutos.

- Para dores musculares e cansaço físico, se você tiver uma banheira em casa, despeje algumas xícaras do chá em água morna e fique em imersão por cerca de 30 minutos, de preferência à noite antes de dormir e desfrute de toda a sensação de bem estar e relaxamento que você vai receber. Você pode também fazer um escalda-pés. Neste caso, use uma bacia com água quente, em quantidade suficiente para cobrir os pés e despeje um punhado de flores da camomila. Uma outra opção é diluir 3 gotas de óleo essencial de camomila em um pouco de óleo vegetal e massagear a região desejada. Se quiser, acrescente algumas gotinhas de óleo essencial de lavanda também, para potencializar o efeito analgésico e calmante.


- Famosa também pela capacidade de clarear os cabelos, a camomila entra na composição de diversos xampus e condicionadores. Se você preferir uma receita caseira, aplique o chá nos cabelos e deixe agir sob o sol durante alguns minutos.


- A camomila também é usada na Terapia Floral. O sistema Californiano tem a essência Chamomille, indicada para quem tem dificuldade em lidar com as próprias emoções e sente-se muito vulnerável às variações de humor do dia a dia. A essência harmoniza e estabiliza o campo emocional e é excelente para crianças pequenas, quem sofre de insônia causada por estresse e problemas no estômago de fundo psicológico. Já o sistema Florais das Gerais sintonizou a essência Camomila, indicada para pessoas superprotetoras, que se doam excessivamente aos outros e acabam se esgotando emocionalmente por tanta ânsia de servir. O floral vai trazer mais maturidade, equilíbrio e nutrição emocional.

- E por fim, o mais simples e gostoso: beba o chá à vontade. É gostoso e faz muitíssimo bem. E o melhor é que nem o calor que ainda anda fazendo é impedimento: ele fica uma delícia gelado e você pode também pingar algumas gotinhas de limão.

Sua casa está com boas energias? Descubra aqui!

Mas atenção, prefira sempre os saquinhos vendidos em lojas de produtos orgânicos e fitoterápicos que vem com as flores ao natural. Os saches de chá industrializados mantêm o aroma e o sabor agradável, mas, infelizmente, não possuem propriedades terapêuticas.

2 comentários:

Barbara Santos disse...

Uau arrazou amiga adorei muito eficiente essa postagem, parabéns.
Beijos minha flor.

Leh disse...

oiii lindaaaa...brigadaaa pela visitinha viuuu
amei ter vc la no meu bloguinho, e será sempre mto bem vinda e recebidaa...
ja vou te linkar...bjus